Irmãos Umbandistas abaixo segue a carta pré-aprovada. Mandem suas sugestões no site www.congressonacionaldeumbanda.com.br
É fundamental que TODOS participem!!!
Atualização dia 18 de Agosto de 2013
Congregamos as diferenças através do
diálogo, defendemos a posição religiosa, que é de mostrar que a Umbanda é uma
religião que combate o negativismo, as trevas, educando seus seguidores atuando
sobre a égide do Criador. Assim semeando a PAZ!!!
Divulgamos a Luz da Umbanda, como
fonte viva de crescimento espiritual e através dos postulados elaborados neste
Congresso definitivamente a religião fica protegida dos falsos religiosos, dos
enganadores da fé.
Renovação... é uma postura de ideias
formatadas de pensamentos e ações, que
tem como objetivo posicionar a religião de Umbanda em seus postulados básicos
que seguem nesta Carta Magna de Umbanda.
Todas as propostas aqui elaboradas
não estão finalizadas, são para apreciação e avaliação para traçarmos as
melhores formas de abordar os temas. Nos Foros realizaremos os debates e assim
com a opinião dos presentes estaremos melhorando este documento. Contamos ainda
com a participação pelo nosso site.
Carta Magna de Umbanda
A Umbanda é religião e tem em seus
fundamentos a base na crença em um Único
Deus, e sua estrutura se estende através
do panteão de forças que cremos em nossa liturgia, os Orixás.
Acreditamos nos espíritos da Umbanda
com suas linhas e sublinhas, onde os denominamos de guias espirituais.
Dando por verdade que a religião teve
as influências das filosofias Indígena, Africana, Kardecista e Católica.
Cremos em Oxalá - Jesus Cristo e
seguimos seus ensinamentos.
Possui sacramentos e ritos próprios
de batismo, casamento e fúnebre.
A Umbanda é uma religião de culto a
natureza através dos Orixás, sendo assim é uma religião ecológica. Seus ritos
são realizados através de orações, que podem ser cantadas, ritmadas com a
utilização de instrumentos musicais.
Todos estes aspectos dentro da
religião de Umbanda se sustentam como fonte de atuação através da prática
caritativa, assistencialista e religiosa aos que a ela recorrem.
A Umbanda atua na elevação e educação
religiosa praticando trabalhos que visam a evolução do ser humano.
Entende-se que a religião de Umbanda,
respeitando suas influências, é genuinamente brasileira, com duas
características em sua origem:
Primeira - que ela é milenar em suas atribuições espirituais em relação a
manifestações.
Segunda – que se iniciou através do Médium Zélio Fernandino de Moraes com a
terminologia Umbanda, em 15 de Novembro de 1908, em Neves, Niterói, através do
Caboclo das Sete Encruzilhadas. Ainda o médium Zélio teve a manifestação de Pai
Antônio, que nos trouxe o sincretismo dos Orixás.
A Umbanda se pratica por meio da
doação pessoal, onde os médiuns de forma voluntária atuam na ajuda mutua,
visando a Caridade. Possuem compromisso, onde a responsabilidade é o alicerce
ético na prática religiosa no combate do baixo espiritismo.
A Umbanda é: Doação,
Caridade, Compromisso, Prosperidade.
Doação - A Umbanda tem no voluntariado a forma de crescimento natural da
religião, onde a participação se faz fundamental.
Caridade - A ação caritativa é uma
das formas da elevação do espírito. Fora da caridade não existe a
compreensão da missão evolutiva do religioso de Umbanda.
Compromisso - A Umbanda tem no médium compromissado com o bem, com a verdade,
com a lealdade, com a caridade, com a entrega pessoal, com o respeito, a
essência do verdadeiro religioso como forma de evolução.
Prosperidade - A Umbanda defende que todo
seguidor da religião deve ser prospero. A prosperidade se da pelo esforço
constante do conhecimento e trabalho individual, onde amparado por sua fé
conquista seus objetivos.
Racismo
A Umbanda é uma religião brasileira e assim
como seu povo que é miscigenado, existindo a representação de várias raças. A
Umbanda é o exemplo inter-racial e responde por ela mesma, pois tem em sua base
o negro o indígena e o europeu. Mostra-se como exemplo de cultura e educação,
coibindo qualquer forma preconceituosa.
Homossexualidade
Na Umbanda todo ser humano é visto
como irmão (a) espiritual, sendo aceita qualquer orientação sexual. Assim
a religião entende e acolhe espíritos e não o gênero. Discriminação e
preconceito, não são ensinados pelos nossos guias, entendendo que a Umbanda
acolhe a todos.
Encarnamos com propósitos e escolhas,
sendo fundamental respeitarmos o livre arbítrio da escolha pessoal de cada
indivíduo.
Drogas
Todos que recorrem aos vários Templos
de Umbanda encontrarão o lado assistencialista. O dependente químico deve ser
tratado sem aspectos preconceituosos, tendo total assistência por parte da
religião de Umbanda.
A Umbanda respeita a vontade do
individuo em buscar e aceitar o tratamento espiritual.
Deve ser observado e respeitado nos
tratamentos, o lado psicológico, o comprometimento químico e atenção espiritual
para o dependente e sua família.
Eutanásia / Suicídio
A Umbanda, por valorizar a vida, nos
aspectos terreno e espiritual, entende que a passagem deve ser natural,
respeitando a Lei do carma e aprendizados importantes ao espírito.
Só o Criador através de Sua
Onisciência, Onipresença e Onipotência sabe o momento do desenlace carnal
daquele indivíduo.
Práticas que atentam contra a vida,
seja de que forma for, não são aceitas
pela religião de Umbanda.
Aborto
Entende-se que a partir da concepção já existe
vida, um espírito que anseia por sua evolução.
As observações dos resgates
espirituais, através dos acontecimentos, necessitam ser levados em
consideração.
A Umbanda é contra a prática do
aborto; porém, quando existe o risco de morte da mãe, o arbítrio deve ser dela.
O aconselhamento direto com os guias
de Umbanda é fundamental para que as ações sejam feitas sempre baseadas na
espiritualidade.
Violência doméstica
A Umbanda não aceita qualquer forma de violência doméstica, atendendo
aos parâmetros da legislação vigente com destaque para: Estatutos do
Idoso e da Criança e do Adolescente, Leis de proteção à mulher e a Carta das
Nações Unidas (ONU), onde os direitos da pessoa humana devem ser preservados,
combatendo qualquer tipo de violência doméstica
O papel da mulher na
sociedade
A Umbanda defende o direito de igualdade, onde
a mulher deve ocupar qualquer posição com o mesmo tratamento.
As mulheres na Umbanda estão em todos
os níveis hierárquicos da religião, mostrando a toda sociedade o exemplo a ser
seguido. Entendemos que a religião de Umbanda é exemplo a todos os segmentos
religiosos, pois valorizamos as mulheres em seu exercício sacerdotal.
Pedofilia / Maus tratos
A Umbanda não aceita qualquer forma
de ato que atente contra a criança e o adolescente, em especial os casos de
pedofilia e maus tratos, e defende que as Leis já estabelecidas devam ser
aplicadas.
Pessoas que possuem desvio de conduta
podem estar sendo obsidiadas, ou mesmo necessitam de acompanhamento
psicológico, unido de orientação espiritual.
Posicionamento e ética em relação à Umbanda e outras religiões
A Umbanda traz em si a base religiosa
que deve ser respeitada. Amar, respeitar, não julgar, não caluniar, atuar
sempre com verdade, na base do bem, da educação e da elevação.
O posicionamento ético em qualquer
religião deve se basear em tais atributos, manifestado pelo verdadeiro
religioso de Umbanda.
Sobre a questão inter-religiosa a Umbanda
respeita todas as religiões e busca o Estado Laico, não discriminando nenhum
tipo de manifestação religiosa que vise o respeito e evolução do ser humano.
Sobre os médiuns e assistidos
Os médiuns e assistidos em geral são vistos
como religiosos e devem agir como tal, acreditando em Deus, nos Orixás e guias
espirituais, possuir os atributos da Fé, amar seu semelhante, não julgar,
jamais caluniar, ser um pacificador, estar a serviço do bem e jamais utilizar o
seu conhecimento de forma torpe. Estes atributos são posicionamentos éticos
para todos que comungam da Fé de Umbanda.
Candidatos à política na Umbanda
A Umbanda exige que todo candidato
que se apresente dentro da religião, concorde, se comprometa e assine documento
público com o compromisso de seguir a “Carta Magna de Umbanda”. Assumindo sua
posição expondo em seu próprio site, blog e em suas redes sociais.
Entendendo que este documento protege
a religião de oportunistas e pessoas mal intencionadas.
Para tanto, a religião deve estar
apontando qualquer tipo de possível desvio de comportamento do possível
representante da religião.
Ensino religioso
A Umbanda defende o ensino religioso nas
escolas de forma ecumênica, porém, enfatiza a inclusão da Carta Magna de
Umbanda como fonte didática e a música umbandista como forma de inclusão
social.
Assim como as demais religiões, a
Umbanda passa a ter um documento que esclarece de forma objetiva sua base.
Conceitos, Umbanda no Mundo e Jurídicos.
A Umbanda não aceita e não compactua
com trabalhos de ordem trevosa, não faz amarração, ou atua de maneira que
corrompa a base da família. Não cobra trabalhos caritativos de atendimento e
aconselhamento, porém, temos que ter ressalva em relação aos elementos
ritualísticos utilizados.
A Umbanda esta em vários Países do
Mundo, levando a Paz e a Elevação de uma Religião que defende os direitos pela
igualdade, respeitando a pluralidade de cada Nação. As bases da “Carta Magna de
Umbanda” são os princípios seguidos por religiosos de Umbanda pelo Mundo.
A Umbanda como religião ecológica,
tem em seus seguidores os defensores da natureza. Entendemos que o Orixá é a força da natureza
em nosso planeta e manifestação do Criador em nós. Sendo o nosso maior altar a própria
natureza. Observamos que não cabe á
nenhum umbandista cultuar despachos em zonas publica urbano, visto que os
pontos de irradiação estão juntos a natureza.
Sabemos da necessidade de fazer
oferendas ao povo da rua, nossos exus e pombagiras, porém é importante que haja o levantamento
dos despachos antes do raiar do dia, respeitando as pessoas que professam
outras crenças e a ordem publica.
Do ponto de vista administrativo
jurídico - A Carta Magna de Umbanda defende a necessidade de
organização jurídica e administrativa, no que diz respeito a organização dos
templos e federações.
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